Nascimento
O projecto Remédios do Riso materializou-se com o nascimento do menino Zairo Amadeus no Hospital CUF Descobertas (Lisboa), em Agosto de 2004 – filho de dois Palhaços profissionais, Enano e Cláudia.
Anteriormente, José Torres (Enano), formado em Trabalho Social, reconheceu a faceta de “Palhaço de Vida”. Acreditando nas infinitas potencialidades do Palhaço em contribuir para uma sociedade mais justa e alegre, procurou misturar o trabalho artístico com o social através da sua linguagem universal.
Foi aí que iniciou a sua nova profissão de Dr. Palhaço. Numa aposta que concretizou com o apoio de Cláudia Candeias, procurou complementar a intervenção terapêutica dos profissionais de saúde com as milenárias técnicas de fazer rir.
Nasceram assim os primeiros Doutores Palhaços deste projecto – o Dr. Nano e a Dra. Candela – oferecendo momentos de brincadeira, fantasia e humor, no hospital onde Zairo nasceu, e deram um nome a este sonho: Remédios do Riso.
Em 2005 continuaram a sua experiência perante o sucesso das suas intervenções, e nesse ano, os pais de uma criança internada reconheceram que a sua condição havia melhorado significativamente com a alegria transmitida pelo Dr. Nano e Dra. Candela. Agradecidos e sensibilizados pela influência do Riso no processo de cura da sua filha, ofereceram-se para apoiar este projecto através da empresa “Exergia”, com o fim de possibilitarem a oportunidade de transmitir mais Alegria a muitas outras crianças internadas.
Este apoio permitiu as visitas regulares dos dois Drs. Palhaços no mesmo hospital para 20 visitas anuais.
No dia 11 de Abril de 2008, com o convite realizado a 9 amigos, profissionais de diversas áreas artísticas, para fazerem parte desta família, foi constituída por fim, a Associação Remédios do Riso.
Em 2009, a nova equipa de Drs. Palhaços passou a destacar-se nos corredores dos hospitais com o seu Nariz Verde. A máscara mais pequena do mundo tinha mudado de cor pela primeira vez, com a família dos Remédios do Riso.
Seja longa a vida dos Remédios!!!