Porque RiR é o Melhor Remédio

Porque Fazemos

As visitas regulares dos DOUTORES PALHAÇOS trazem efeitos muito positivos nas crianças, como a alegria, satisfação e prazer. Com a continuidade do trabalho, a criança aumenta a autoconfiança, auto-estima e criatividade. No entanto, estes efeitos também se repercutem nos seus familiares e nos profissionais de saúde, e ajudam a suportar harmoniosamente o internamento do utente.

cristal

cristal

Estudos têm demonstrado que o RISO é um elemento muito importante no processo de tratamento das doenças. O RISO desencadeia uma série de reações fisiológicas que têm efeitos imediatos no paciente – alívio da tensão, diminuição de stress e ansiedade, reforço do sistema imunitário, relaxamento da tensão muscular e diminuição da dor – que melhoram a situação do internado diminuindo a rejeição dos medicamentos e seus efeitos colaterais.

Apesar do hospital não ser um lugar para rir, o Riso deve ter espaço no hospital” – Sérgio Claramunt

 

 

Como fazemos

 

susto

susto

Os nossos Doutores Palhaços actuam sempre em Duplas. Estas acções são precedidas por uma transmissão de informação com a equipa de enfermagem, onde os Doutores Palhaços são informados da condição geral de cada paciente. As visitas aos quartos de internamento são individualizadas e à medida de cada criança, mediante a sua autorização – nunca atuam por imposição.

Comboio Alegre

Comboio Alegre

As propostas de intervenção dos Doutores Palhaços podem ser as mais diversas: números clássicos ou improvisados, canções, dança, marionetas, magia, malabarismo e histórias que nascem da imaginação. Todos estão incluídos nos momentos lúdicos – pais, enfermeiros, médicos e pessoal dos serviços – e participam nos jogos que a dupla propõe.

Os Doutores Palhaços trabalham sujeitos a um Código Deontológico Internacional, código ético comum a todas as associações de doutores palhaços que garante a confidencialidade e profissionalismo nesta área de intervenção.

A atuação do Palhaço de Hospital baseia-se na formação contínua nas áreas artística, hospitalar e psicológica.